Estacionamento rotativo é solução para falta de vagas

Medida de trânsito faz com que motorista libere espaço após tempo limite, proporcionando uso democrático da cidade

3 de setembro de 2019 às 12:53

Foto: Agência Brasil

Todo motorista já encontrou em determinado momento dificuldade para estacionar o carro. Algumas vezes o condutor até desiste de ir a um local ou comprar um produto por não conseguir uma vaga próxima para deixar o veículo. Isso acontece pelo grande número de automóveis nas cidades ou pela falta de organização do trânsito, em que um veículo permanece horas em uma vaga e não permite revezamento do local.

Diante do cenário, o estacionamento rotativo é estabelecido em diferentes cidades no mundo como solução para parte do problema. Na prática, o modelo permite rotatividade entre veículos, o que possibilita uma maior oferta de vagas controladas por minutos ou horas.

O Estado de São Paulo tem trânsito caótico em diferentes cidades, mas com objetivo de organizar o trânsito e democratizar as vagas para veículos, o modelo é aplicado em algumas delas. Em Praia Grande, a 78km da capital, o estacionamento rotativo já existe há mais de 20 anos.

Já em Governador Valadares, Minas Gerais, a solução ultrapassou as expectativas. Além do uso democrático das vagas, os motoristas também podem usar o aplicativo Nova Zona Azul Valadares, no qual é possível pagar o estacionamento e encontrar quais são os pontos de venda do cartão tradicional. Em Governador Valadares, a hora cheia da Zona Azul custa R$ 2,20, conforme previsto na legislação.

Com um preço inferior comparado aos estacionamentos privativos, o motorista ainda pode optar em fazer o pagamento via cartão ou dinheiro.

Tags: , ,